segunda-feira, 30 de maio de 2016

Aula 7 - Formação dos EUA

Hi, people!

Esse tema mobiliza amor & ódio...
Para alguns, amor; para outros, ódio. Vamos entender essa parada.

É sobre a formação dos Estados Unidos da América, a partir da independência (revolucionária e pioneira!) das 13 colônias britânicas na América. É o famoso 4th July, a maior festa na terra do Tio Sam.  Aliás, quem foi o Tio Sam? Veja aqui.

Além do texto e dos exercícios da apostila, recomendo videos e alguns documentos históricos muito importantes, que dão forma e colocam em prática os valores iluministas do período. E também uma matéria sobre grupos que defendem a supremacia branca nos States. Digo, no planeta.

. a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América - de 1776 -, que expressa o direito de igualdade e liberdade, de escolher seu governo e legitima a rebelião e a revolução. Além, claro, de determinar a separação da Inglaterra;

. a Constituição dos EUA - de 1787 -, que é fundamental para entendermos as bases republicanas da nação e está em vigor até hoje - com os 7 artigos originais e mais 27 emendas.
A 1ª emenda, por exemplo, define um Estado laico e garante a liberdade de religião, de expressão, de reunião e de petição;
a 2ª garante o direito de possuir armas;
a 13ª elimina a escravidão (em 1865);
a 15ª estende o direito de voto para os negros e ex-escravos (1870) e a 19ª para as mulheres (1920); a 24ª garante o direito de votos dos pobres (1964).

Grupos de ódio nos EUA (link aqui):  número de grupos que defendem supremacia branca nos EUA cresceu 56% desde 2000 (numa relação muito próxima com a crise de 2008 e com a eleição do 1º presidente negro, com raízes na África islamizada, Barack Hussein Obama).

Breve história dos EUA na visão dos criadores do South Park.

Foi inserido em um filme do cineasta Michael Moore, Tiros em Columbine.











Diálogo entre o capitão de um navio dos EUA e o operador de farol espanhol, no contexto do ataque ao Iraque durante a Guerra do Golfo. 

É a expressão da atuação dos EUA na atualidade e do sentimento de muitas nações e pessoas (pesquise sobre a veracidade desse episódio).









   A História das Coisas:
meio ambiente, capitalismo,
globalização e relação entre 1º e 3º Mundos.

Ou: porquê os países ricos são... ricos? 
Como os EUA se tornaram a maior economia do mundo?

Tem vários fatores envolvidos, mas a relação 
 com o 3º mundo foi (e é) fundamental para o enriquecimento de várias nações.