sábado, 28 de maio de 2016

Aula 5 - Invasões holandesas

Oi pessoal,

o tema da nossa próxima aula são as invasões holandesas, especialmente em Pernambuco.
Apostila, páginas 73 a 77.

Em complemento, dois documentários e uma pintura histórica (essa abaixo):
a Batalha dos Guararapes, de Victor Meirelles - um imenso painel de 5 x 9 metros, em escala natural. As batalhas aconteceram em 1648 e 1649, mas a pintura é de 1879, 230 anos após os acontecimentos. Vamos analisá-la na aula.


“Na representação da batalha dos Guararapes não tive em vista o fato da batalha no aspecto cruento e feroz propriamente dito. Para mim a batalha não foi isso, foi um encontro feliz, onde os heróis daquela época se viram todos reunidos.(...) Os episódios, por mais pitorescos e característicos de uma batalha, cujo fim fosse tão-somente representar a destruição ou o extermínio de uma raça pela outra não poderiam, na tela dos Guararapes, contribuir senão para excitar o interesse calculado pelo artista, que só cogitou de chamar atenção do espectador sobre os personagens principais." 
Victor Meirelles



Os documentários são esses:

Doce Brasil Holandês  |  aqui link para o video completo



|  Os holandeses invadiram e tentaram colonizar o Brasil no século 17. Dos 24 anos que ficaram no país, sete estiveram sob o governo do alemão/holandês João Maurício de Nassau. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. Mas porque um povo teria saudade de um invasor?

Unidas por um sobrenome comum, duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, se encontram no Recife e exploram o mito que se criou acerca desse curtíssimo período da história brasileira, status esse que se estende ao sobrenome Wanderley, por remeter a “época dourada” em que o Brasil foi holandês.

Juntas, Sabrina e Kalina desvendam Maurícia – atual Recife – a cidade planejada construída por Nassau, que tinha um observatório astronômico e a maior ponte do novo mundo. Discutem o legado artístico e cultural deixado por Nassau para entender o porquê dessa nostalgia. Maurício de Nassau é definido por alguns moradores do Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve".  |

Guerra pelo Açúcar        Pernambuco, 1645


Uma bela aula de história com especialistas no período da ocupação holandesa em Pernambuco.

A partir da história de um português que faz negócios com os holandeses - contrabando de açúcar - podemos entender melhor as conseqüências da união ibérica, o contato entre culturas diversas (católicos, protestantes, judeus), as dificuldades do invasor para controlar os engenhos, a reconquista de Pernambuco, entre outros aspectos.