Oi pessoal,
o tema da nossa próxima aula são as invasões holandesas, especialmente em Pernambuco.
Apostila, páginas 73 a 77.
Em complemento, dois documentários e uma pintura histórica (essa abaixo):
a Batalha dos Guararapes, de Victor Meirelles - um imenso painel de 5 x 9 metros, em escala natural. As batalhas aconteceram em 1648 e 1649, mas a pintura é de 1879, 230 anos após os acontecimentos. Vamos analisá-la na aula.
Os documentários são esses:
Doce Brasil Holandês | aqui link para o video completo
| Os holandeses invadiram e tentaram colonizar o Brasil no século 17. Dos 24 anos que ficaram no país, sete estiveram sob o governo do alemão/holandês João Maurício de Nassau. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. Mas porque um povo teria saudade de um invasor?
Juntas, Sabrina e Kalina desvendam Maurícia – atual Recife – a cidade planejada construída por Nassau, que tinha um observatório astronômico e a maior ponte do novo mundo. Discutem o legado artístico e cultural deixado por Nassau para entender o porquê dessa nostalgia. Maurício de Nassau é definido por alguns moradores do Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve". |
Guerra pelo Açúcar Pernambuco, 1645
Uma bela aula de história com especialistas no período da ocupação holandesa em Pernambuco.
A partir da história de um português que faz negócios com os holandeses - contrabando de açúcar - podemos entender melhor as conseqüências da união ibérica, o contato entre culturas diversas (católicos, protestantes, judeus), as dificuldades do invasor para controlar os engenhos, a reconquista de Pernambuco, entre outros aspectos.