domingo, 6 de março de 2016

Aula 1 - América pré-colonial

Pessoal,
O tema da aula 1, no dia 19.03.2016, é América pré-colonial, págs. 55 a 58 da apostila.

Nesse momento o que mais importa é percebermos como estavam organizadas algumas das sociedades pré-colombianas (note o julgamento que esse termo contém!), para podermos entender os processos de conquista e colonização européia das Américas.

Em especial, as relações de trabalho e a MITA.

Em complemento ao texto e aos exercícios da apostila, sugiro outras fontes de estudo. Se tiverem alguma sugestão, me enviem que compartilho por aqui.

Vejam pelo menos um dos documentários ou vídeos e dêem uma boa olhada no Quadro síntese e no mural do mexicano Diego Rivera, tentando identificar as atividades, a hierarquia social e etnia dos personagens retratados, a visão que o a autor tem da sociedade asteca.

> quadro comparativo/síntese sobre os povos nativos das Américas (tragam impresso para a aula)
Quadro síntese

> documentários da série Construindo um império, da History Channel
Civilização inca - parte 1
Civilização Inca - parte 2
Os Astecas
Os Maias

> vídeos da série Grandes Civilizações (são do tipo animação mas eu gosto, são didáticos, críticos, bem elaborados)
Grandes civilizações - TV Escola

Fiquem a vontade para me contatar através do blog, do facebook ou por e-mail.

Bons estudos!
Zoia


P.S.: Sobre os documentários da History Channel:

Atenção para o seguinte: são produzidos pela indústria do entretenimento e têm uma abordagem que não é a mesma do estudo histórico. Ou seja, os produtores escolhem focar certos temas que consideram importantes do ponto de vista da diversão e da geração de audiência.

Têm um tom dramático demais, um certo sensacionalismo e afirmações sem nenhum fundamento histórico, como o comentário de que os Maias tinham poderes sobrenaturais - não há qualquer evidência para essa afirmação.

Mesmo assim, trazem informações muito relevantes sobre as sociedades pré-colombianas, como hierarquia social, as relações de trabalho, a importância da religião, o uso da matemática, os conhecimentos astronômicos, as obras de engenharia e arquitetura urbanas, a tecnologia que garantia a sobrevivência de milhões de pessoas, a expansão do império inca, entre outros aspectos.

Se eu achasse uma porcaria completa, não recomendaria. 



Detalhe de mural de Diego Rivera
A grande cidade de Tenochtitlán (1942) | Palácio Nacional, Cidade do México
Representação da sociedade asteca: em 1 º plano a intensa atividade comercial do mercado de Tlatelolco e ao fundo a cidade (pirâmides, templos, lagos e canais).

visualizar mural completo
breve análise do painel

Nenhum comentário: